Moradores da Fercal terão multas por ligações de água substituídas por advertências
Parceria com a Caesb limita a
cobrança do consumo retroativo e permite parcelamento em até 36 meses
Mais de 2 mil famílias da Fercal serão beneficiadas
por novas medidas de regularização do abastecimento de água anunciadas nesta
sexta-feira (26), durante agenda da governadora Celina Leão na região
administrativa. A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia
de Saneamento Ambiental (Caesb), prevê a substituição de multas por
advertências, limite para cobrança do consumo retroativo e parcelamento da
dívida em até 36 meses.
A Caesb também passará a oferecer condições mais
acessíveis para que os moradores regularizem as ligações de água, em uma ação
que busca ampliar a segurança hídrica, reduzir perdas e garantir atendimento
regular à população. A medida foi possível após atualização normativa da
Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal
(Adasa), que passou a permitir a substituição das multas por advertências em
casos específicos de irregularidades históricas no abastecimento.
A governadora Celina Leão
destacou que a ação leva dignidade à população da Fercal | Fotos: Lúcio
Bernardo Jr./ Agência Brasília
“Não tem nada que indigna mais as pessoas do que
conta, principalmente quem quer pagar em dia. Essa ação da Caesb está tirando
essas multas da população. É uma decisão que dá dignidade para a pessoa chegar
em casa e falar assim: ‘Eu não devo mais essa dívida’. E isso é muito
importante para as pessoas daqui, são mais de 2 mil famílias”, defendeu Celina
Leão.
A mudança beneficia principalmente moradores que
aguardavam a regularização formal das ligações de água. Em muitos casos, a rede
de abastecimento já havia sido instalada, mas sem a colocação dos hidrômetros,
o que levou famílias a realizarem ligações irregulares enquanto aguardavam a
medição oficial.
Além da retirada das multas, a cobrança do consumo retroativo terá um teto e poderá ser parcelada em até 36 meses. Para a maioria dos moradores da Fercal, enquadrados na Tarifa Social, o valor devido ainda será reduzido em 50%.
A advertência não gera custo adicional ao morador
Segundo a companhia, a advertência não gera custo
adicional ao morador. Com isso, o usuário passa a pagar apenas pelo consumo
medido, considerando a tarifa mínima, com parcelamento facilitado ao longo de
até três anos.
A medida beneficia famílias que vêm aderindo ao
processo de regularização e faz parte das políticas públicas definidas pelo
Executivo local para assegurar e reforçar a universalização do saneamento
básico no DF e de levar mais segurança ao abastecimento de água na região. A
iniciativa também contribui para reduzir perdas de água e combater o
desperdício, garantindo que toda comunidade seja atendida de forma regular e
segura.
Regularização em andamento
O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explicou
que o processo de regularização na Fercal vem sendo conduzido desde o ano
passado e já resultou em mais de mil ligações regularizadas em toda a região
administrativa, que inclui localidades como Bela Vista e Queima Lençol.
A expectativa do presidente da
Caesb, Luís Antônio Reis, é zerar as pendências em contas da cidade até o fim
deste ano
“As pessoas acabaram fazendo ligações irregulares
nas suas casas aguardando a instalação dos hidrômetros. Com a atualização da
norma da Adasa, essas multas deixam de ser aplicadas e passam a ser
substituídas por advertências, o que permite uma regularização mais justa para
a comunidade”, afirmou.
Segundo
ele, a expectativa é zerar as pendências até o fim de 2026. Para isso, a
companhia mantém um ponto fixo de atendimento na Fercal e equipes em campo
realizando visitas porta a porta para orientar os moradores sobre o processo de
regularização.
“Hoje mesmo tem uma tenda da Caesb, um ponto de
atendimento na Fercal, e estamos chamando a comunidade, passando de porta em
porta, para que isso aconteça de forma tranquila e segura”, destacou.
A ação também está alinhada ao programa Água Legal,
iniciativa da Caesb voltada para a ampliação do acesso regular à água em
comunidades mais vulneráveis e em áreas de ocupação consolidada no Distrito
Federal.
* Fonte: Catarina
Loiola e Thaís Miranda, da Agência Brasília, Edição: Vinicius Nader, com informações da
Caesb


Postar um comentário