Governadora inaugura pavimentação da DF-205 na Fercal
Obras
oferecem mais mobilidade para população da região administrativa, além de
beneficiar o escoamento da produção rural. Celina Leão também assinou ordem de
serviço para reforma do Centro Comunitário da Bela Vista e autorizou obras da
DF-326
Mais mobilidade para a população da Fercal: a
governadora Celina Leão inaugurou, nesta sexta-feira (26), a pavimentação de
2,7 km da DF-205 Oeste, na região do Catingueiro, que beneficia mais de 10 mil
pessoas diariamente. Na ocasião, a chefe do Executivo assinou a ordem de
serviço para a pavimentação da DF-326, na comunidade Lobeiral, com investimento
previsto de R$ 2 milhões, e a reforma do Centro Comunitário do Alto Bela Vista.
As intervenções integram o conjunto de
investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) para fortalecer a
infraestrutura das áreas rurais, facilitar o acesso às comunidades, às escolas
e ao escoamento da produção agrícola. “São entregas relevantes, principalmente
as obras nas proximidades da escola, que são fundamentais para nós, pois
garantem mais dignidade para que crianças e profissionais da educação possam
chegar ao local com segurança e melhores condições”, ressaltou a governadora.
Governadora Celina Leão: “São
entregas relevantes, principalmente as obras nas proximidades da escola, que
são fundamentais para nós, pois garantem mais dignidade para que crianças e
profissionais da educação possam chegar ao local com segurança e melhores
condições” | Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília
O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur, destacou a importância das obras de
pavimentação para o desenvolvimento da região, que reúne comunidades rurais e
grandes indústrias de cimento. “Estamos praticamente a 50 quilômetros do centro
da capital, em uma área rural e industrial. Entregamos 2,7 km pavimentados e,
quando toda a ligação até Brazlândia estiver pronta, conseguiremos retirar boa
parte dos caminhões que hoje passam pelo centro de Brasília”, afirmou.
O trecho inaugurado contemplou serviços de
terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, além
de ciclovia, com investimento de mais de R$ 5,6 milhões. Segundo o presidente,
a obra avança de forma gradual. “É uma obra cara e grande, mas estamos fazendo
de pedacinho em pedacinho. A cada dois quilômetros, atendemos comunidades
rurais e avançamos nessa importante ligação entre as regiões Norte e Oeste do
Distrito Federal”, explicou Nacfur.
"Entregamos 2,7 km pavimentados e, quando toda a ligação até
Brazlândia estiver pronta, conseguiremos retirar boa parte dos caminhões que
hoje passam pelo centro de Brasília”
Fauzi Nacfur, presidente do DER
Impacto
Com investimento de R$ 2 milhões, a pavimentação de
outra via, a DF-326, atenderá equipamentos públicos essenciais para a
população: a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região, o Centro de Ensino
Fundamental Queima Lençol e a Escola Classe Lobeiral. A obra contempla 1,7 km
da via, incluindo os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem,
sinalização horizontal e vertical, com recursos e maquinários do DER-DF.
A pavimentação da estrada era aguardada há anos
pela comunidade do Lobeiral. A diretora da Escola Classe Lobeiral, Samira
Santana, afirma que a obra vai impactar diretamente a rotina dos 230 alunos da
educação infantil e do ensino fundamental recebidos na unidade. “Hoje atendemos
crianças que moram próximo da escola, mas também de comunidades mais distantes,
como Engenho Velho e Queima Lençol. Todas dependem do transporte escolar, então
a pavimentação vai ser muito importante para elas”, conta a diretora, que
revela que os alunos já perceberam as mudanças da DF-205. “Algumas crianças já
passaram pela DF-205, que foi pavimentada, e acharam excelente. Agora elas
esperam o mesmo aqui.”
Dona de casa, Tereza Souza, 52
anos, afirma que a pavimentação na DF-326 é a realização de um sonho antigo
Moradora da
região há mais de 20 anos, a dona de casa Tereza Souza, 52 anos, afirma que a
pavimentação na DF-326 é a realização de um sonho antigo. “Essa pavimentação
representa tudo para a gente, era esperada há muitos anos. Tenho uma filha que
faz faculdade e é muito difícil para ela por causa da poeira”, comentou. “A
comunidade recebe essa obra de braços abertos. É um orgulho ver a nossa estrada
asfaltada. Vamos poder caminhar com tranquilidade, sem poeira no rosto, sem o
cabelo ficar duro de poeira.”
Quem também comemora a autorização da obra é a
artesã Aline Amaral, 36, que mora na comunidade desde que nasceu. Ela reforçou
o benefício para a saúde e segurança dos moradores. “Tem muita poeira. Os
carros passam o tempo todo e mal dá para enxergar a estrada. É muito ruim,
prejudica a nossa saúde, a garganta fica ardendo por causa da poeira e a gente
acaba adoecendo”, comentou Aline, que também costuma utiliza a DF-205. “Lá
melhorou muito. Acabou boa parte da poeira, os carros passam com tranquilidade e
não tem mais aqueles buracos. É essa melhora que a gente espera para a DF-326.”
Ponto de convivência
Com a autorização para reforma, o Centro
Comunitário do Alto Bela Vista deve voltar a ser um ponto de encontro para a
comunidade da região. O espaço foi construído há mais de uma década pelos
próprios moradores, mas acabou abandonado ao longo dos anos. Neste ano, a
comunidade doou o equipamento para a Administração Regional da cidade, que vai
contratar empresa especializada para executar a reforma.
A transferência do Centro Comunitário do Alto Bela
Vista para a Administração Regional da Fercal foi oficializada por meio do
Diário Oficial do Distrito Federal, publicado em 6 de maio deste ano. Após a
incorporação do imóvel ao patrimônio público, a Administração elaborou o
projeto de reforma e iniciou o processo de contratação da empresa especializada
para execução dos serviços. Localizado no KM 12 da DF 150, o centro comunitário
vai voltar a ser palco de reuniões, cursos, oficinas, atividades culturais e
ações voltadas ao fortalecimento da comunidade Alto Bela Vista.
Fonte: Catarina Loiola eKarol Ribeiro, da Agência Brasília , Edição: José Renato Garcia


Postar um comentário