Após decisão da Justiça, Ricardo Vale convoca ato em defesa dos animais comunitários no DF

 Após decisão da Justiça, Ricardo Vale convoca ato em defesa dos animais comunitários no DF

Manifestação será neste domingo (12), às 10h, no Eixão do Lazer, na altura da 208 Norte 

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Ricardo Vale (PT), convocou uma manifestação em defesa da causa animal e da plena aplicação da Lei dos Animais Comunitários (Lei nº 7.791/2025). O ato será realizado neste domingo (12), às 10h, no Eixão do Lazer, na altura da 208 Norte.

A mobilização ocorre poucos dias após a 8ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenar moradoras de um condomínio em Sobradinho por alimentarem gatos comunitários nas áreas comuns. A decisão gerou preocupação entre protetores de animais, que temem novas punições por cuidar de cães e gatos abandonados.

Segundo Ricardo Vale, porém, a decisão judicial não altera a aplicação da Lei dos Animais Comunitários. O processo foi ajuizado em 2023, antes da entrada em vigor da legislação, e seus efeitos se restringem às partes envolvidas na ação. A norma, promulgada em dezembro de 2025, não foi citada no julgamento e deverá orientar a análise de casos futuros.

“Quem alimenta, castra e cuida de um animal comunitário não é vilão. É parte da solução de um grande problema. A Lei dos Animais Comunitários está em vigor, e vamos às ruas para garantir que ela seja respeitada em cada condomínio do DF”, afirmou o parlamentar. “Não podemos punir os protetores, temos que proteger tanto os animais quanto quem cuida deles.”

De autoria de Vale, a Lei nº 7.791/2025 foi promulgada pela Câmara Legislativa após a derrubada do veto do então governador Ibaneis Rocha. A legislação proíbe que condomínios impeçam moradores de alimentar e cuidar de animais comunitários, estabelece multas de 10 a 50 salários mínimos para quem descumpri-la e assegura aos cães e gatos direitos como alimentação, atendimento veterinário e controle reprodutivo.


Fonte: bsbcapital.com.br

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Aviso Importante!

Informamos que por motivo de força maior, nossos e-mails: emicles@jornaldesobradinho.com.br, contato@jornaldesobradinho.com.br e redação@jornaldesobradinho.com.br, estão inoperantes. Pedimos que, por favor, enviem suas mensagens para o e-mail: JORNALSOBRADINHO@GMAIL.COM. Agradecemos a compreensão.