Inscrições abertas para oficinas culturais gratuitas do Azulim para Todos 2026
Projeto oferece atividades de Dança Terapêutica, Dança Charme, Capoeira e Estilos Ritmar em Sobradinho II
Professor Fernandinho - Dança Terapêutica – divulgação
Estão abertas as inscrições às oficinas gratuitas do projeto Azulim para Todos 2026.As aulas são realizadas na sede do Grupo Cultural Azulim em Sobradinho 2 (AR 09, Conjunto 05, Lote 24). Nesta edição, são oferecidas atividades de Dança Terapêutica (Paulinho), Dança Charme (Bila), Capoeira (Mestre Washington) e Estilos Ritmar (Ana Paula), destinadas a crianças, jovens e adultos. Outras informações Informações pelo Instagram @gc.azulim
O Projeto Azulim para Todos é realizado pelo Grupo Cultural Azulim por meio de um Termo de Fomento da Fundação Palmares, do Ministério da Cultura.
Segundo o presidente do Grupo Cultural Azulim, Iranildo Moreira, a iniciativa ultrapassa a formação oferecida nas oficinas e amplia o contato da comunidade com diferentes manifestações culturais.
"Espera-se promover desenvolvimento corporal, bem-estar físico e mental, aumento da autoestima, contribuindo para inclusão social e melhoria da qualidade de vida", diz Iranildo.
Ele também pontua que o projeto também prevê a participação de pessoas com deficiência, promovendo acesso democrático à cultura, inclusão social e oportunidades de
desenvolvimento pessoal e comunitário por meio de oficinas culturais gratuitas.
“Durante o período de execução, realizaremos também eventos culturais abertos à comunidade, com mostras de resultados. Queremos que o Azulim para Todos seja um espaço de aprendizado, troca e celebração da nossa cultura, sempre de forma gratuita e acessível”, afirma Iranildo.
Mestre Washington -Capoeira – divulgação
Oficinas
Dança Charme - A oficina trabalha passos, movimentos coreografados, coordenação motora e expressão corporal a partir da dança charme, manifestação ligada à cultura negra e às danças urbanas. As aulas promovem atividade física, socialização e contato com a história e a identidade cultural do movimento charme.
Sobre o professor - DJ Bila, nome artístico de Severino Tavares da Costa, iniciou sua trajetória como DJ em 1979, aos 14 anos, em Sobradinho. Desde 2017, atua profissionalmente como professor de dança charme em organizações sociais, escolas públicas e particulares, centros esportivos e projetos culturais. Participou de mostras, espetáculos e encontros de danças urbanas e, em 2023, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal por sua contribuição ao movimento hip-hop.
Dias: quartas e sextas-feiras
Horário: 20h30
Professor Bila - Dança Charme – divulgação
Oficina de Dança Terapêutica - A oficina promove bem-estar físico e emocional por meio da dança, da expressão corporal e da liberdade de movimentos. Em um ambiente acolhedor e adequado a diferentes idades, as aulas contribuem para aliviar o estresse, estimular a criatividade, fortalecer a autoconfiança e ampliar a conexão entre corpo e mente.
Sobre o professor - Paulinho é músico, dançarino, mobilizador social e diretor de projetos do Grupo Cultural Azulim. Possui experiência com diferentes ritmos, entre eles breakdance, funk, samba, forró e axé, além de uma longa trajetória em projetos sociais, culturais e ambientais. Atua na promoção da cultura, na organização de eventos e em iniciativas voltadas à integração comunitária, à qualidade de vida e à inclusão social.
Dias: segundas, quartas e sextas-feiras
Horário: 17h
Oficina de Capoeira - A oficina apresenta a capoeira como expressão cultural que reúne movimento, música, história e convivência. As aulas desenvolvem consciência corporal, coordenação motora, disciplina e respeito, ao mesmo tempo que aproximam os participantes de uma tradição afro-brasileira marcada pela resistência, pela identidade e pelo sentido de comunidade.
Sobre o professor - Mestre Washington é um reconhecido mestre de capoeira atuante em Sobradinho II. Em sua trajetória, utiliza a capoeira como instrumento de inclusão social, formação cidadã e valorização da cultura afro-brasileira, transmitindo seus fundamentos históricos e culturais a crianças, jovens e adultos.
Dias: terças e quintas-feiras
Capoeira Kids: 19h
Jovens e adultos: das 20h às 21h
Professora Ana Paula - Dança Estilos Ritmar
Oficina Estilos Ritmar - Voltada a pessoas com mais de 30 anos, a oficina combina forró, samba, hip-hop e outros ritmos com exercícios de ginástica e alongamento. As aulas estimulam o corpo e a mente, contribuindo para a coordenação motora, a flexibilidade, o condicionamento físico e o bem-estar.
Sobre a professora - Ana Paula conduz as atividades respeitando o ritmo e as condições físicas de cada participante. As aulas alternam dança, ginástica e exercícios de alongamento, proporcionando uma prática dinâmica, acolhedora e adequada ao público adulto.
Dias: segundas e quartas-feiras
Horário: das 19h30 às 20h30
Grupo Cultural Azulim - Criado em 1993 e enraizado em Sobradinho II, o Grupo Cultural Azulim desenvolve ações de transformação social por meio da cultura. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a arte-educação, a capacitação profissional e o fortalecimento comunitário, tendo o hip-hop como uma de suas principais ferramentas de mobilização. Por meio do rap, da discotecagem, do breakdance e do graffiti, o grupo fomenta talentos e fortalece a identidade e o protagonismo das juventudes periféricas. O nome “Azulim” nasceu de uma gíria local que, antes empregada de maneira pejorativa, foi ressignificada pelos próprios integrantes e transformada em símbolo de resistência e orgulho.
Em 2023, o grupo celebrou três décadas de atuação com o documentário A Gangue que Virou ONG, que apresenta sua trajetória desde os primeiros passos até o reconhecimento como referência sociocultural. Ao longo dos anos, o Azulim consolidou sua missão de utilizar a arte e a coletividade como instrumentos de inclusão, valorização das raízes periféricas e transformação de realidades.
Serviço
O quê: Inscrições para as oficinas gratuitas do Projeto Azulim para Todos
-Dança terapêutica
Professor: Paulinho
Dias: segundas, quartas e sextas-feiras
Horário: 17h
Informações: (61) 99103-0913
-Dança charme
Professor: Bila
Dias: quartas e sextas-feiras
Horário: 20h30
Informações: (61) 98304-5183
-Capoeira
Professor: Mestre Washington
Dias: terças e quintas-feiras
Capoeira Kids: 19h
Jovens e adultos: das 20h às 21h
Informações: (61) 99366-2024
-Estilos Ritmar
Professora: Ana Paula
Dias: segundas e quartas-feiras
Horário: das 19h30 às 20h30
Informações: (61) 99237-6712
Local das aulas: Na sede do Grupo Cultural Azulim (Área 9 - Conjunto 05 Lote 24 - Sobradinho 2)
Realização: Grupo Cultural Azulim
Outras informações:
Instagram: @gc.azulim
Facebook: facebook.com/AzulimOSCIPO Projeto Azulim para Todos é realizado pelo Grupo Cultural Azulim por meio de um Termo de Fomento da Fundação Palmares, do Ministério da Cultura.





Postar um comentário